domingo, 31 de março de 2013

Plano de aula - Evolução

Por Jéssica Oliveira
Graduanda em Ciências Biológicas


Uma ajudinha pra quem vai aplicar uma aula sobre Evolução, para o 3º ano do Ensino Médio...
DISCIPLINA:
Biologia
NÍVEL:
Médio
DATA:

PROFESSOR(A):
Jéssica Oliveira
ANO LETIVO:
2013
BIMESTRE:
C/H:
 2/24
SÉRIE:
3º ano
TURMA:

QUANT.:
30
Competência 2 – Investigação e Compreensão.
II.5 – Relações entre conhecimentos disciplinares, interdisciplinares e inter-áreas – Articular, integrar e sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias ciências e áreas do conhecimento.
II.5a – Relacionar conceitos da Biologia com o de outras ciências, como os conhecimentos físicos e químicos para entender processos referentes à origem e à evolução da vida e do universo ou o fluxo da energia nos sistemas biológicos.

H16 – Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos ou na organização taxonômica dos seres vivos.

Objetivo: Apresentar os conceitos de órgãos vestigiais e teoria da evolução das espécies para explicar determinadas características dos seres vivos.

Específicos:
1.    Compreender o que são os órgãos vestigiais e por que eles ainda existem.
2.    Entender os conceitos evolutivos para explicar determinadas características dos seres vivos.
3.    Apresentar o criacionismo como uma das linhas de pensamento  a respeito da origem das espécies.

Tema estruturador 6 – Origens e evolução da vida.
Unidade 6.1 – Hipóteses sobre a origem da vida e a vida primitiva.
Unidade 6.2 – Ideias evolucionistas e a evolução biológica

Conteúdo Específico:
Origem da vida na Terra – Teorias sobre a origem da vida;
Evolução dos seres vivos;
Seleção natural e adaptação;
Órgãos vestigiais.

Estratégia/Método de Ensino:
- 1ª aula:
Apresentação de imagens de animais camuflados – os alunos irão descrever o que estão vendo e escrever o porquê desses animais possuírem características de camuflagem;
Explicação dos conceitos de seleção natural e adaptação para esclarecer o surgimento de seres como os animais camuflados e apresentação de vídeo;
Apresentação da afirmação: “É impossível que, por meio da evolução, tenha surgido uma coloração tão semelhante a do ambiente. Essa é a prova da existência de um ser Criador que planejou toda essa perfeição.” – debate e explicação da teoria criacionista.

-2ª aula:
Leitura do texto “As cicatrizes da evolução” – os alunos irão apresentar seu ponto de vista e discutir o título do texto, listando quais são as cicatrizes apresentadas no texto;
Leitura do artigo “Apêndice é desnecessário, mas útil” – os alunos irão explorar vivências a respeito do apêndice; o professor irá explicar sobre o apêndice (localização, função) e abordar a apendicite;
Explicação sobre os órgãos vestigiais;
Questionar os alunos de que forma os exemplos apresentados no texto são contrários às ideias criacionistas.

Recursos
Data-show, computador, pincel para quadro branco, vídeo “Nós, os fantásticos seres vivos: uma breve história sobre Evolução” disponível no Youtube, imagens do site do jornal Estadão “Camuflagem ajuda animais a enganar predadores”, cópias da reportagem “As cicatrizes da evolução” disponível no site da Veja, cópias da reportagem “Apêndice é desnecessário, mas útil” disponível no site da Scientific American Brasil.

Avaliação
Avaliação escrita – os alunos irão elaborar uma carta de resposta para o fictício advogado americano João Felipe, autor da afirmação apresentada na primeira aula.
Será avaliado ao longo da redação se os alunos conseguiram entender os conceitos de criacionismo e evolução das espécies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário