Por Jéssica Oliveira
Graduanda em Ciências Biológicas
Uma ajudinha pra quem vai aplicar uma aula sobre Evolução, para o 3º ano do Ensino Médio...
DISCIPLINA:
|
Biologia
|
NÍVEL:
|
Médio
|
DATA:
|
|
PROFESSOR(A):
|
Jéssica Oliveira
|
||||
ANO LETIVO:
|
2013
|
BIMESTRE:
|
1º
|
C/H:
|
2/24
|
SÉRIE:
|
3º ano
|
TURMA:
|
QUANT.:
|
30
|
|
Competência 2 – Investigação e
Compreensão.
II.5 – Relações entre conhecimentos
disciplinares, interdisciplinares e inter-áreas – Articular, integrar e
sistematizar fenômenos e teorias dentro de uma ciência, entre as várias
ciências e áreas do conhecimento.
II.5a – Relacionar conceitos da Biologia com
o de outras ciências, como os conhecimentos físicos e químicos para entender
processos referentes à origem e à evolução da vida e do universo ou o fluxo da
energia nos sistemas biológicos.
H16
– Compreender o papel da evolução na produção de padrões, processos biológicos
ou na organização taxonômica dos seres vivos.
Objetivo: Apresentar os conceitos de órgãos
vestigiais e teoria da evolução das espécies para explicar determinadas
características dos seres vivos.
Específicos:
1.
Compreender o que são os órgãos
vestigiais e por que eles ainda existem.
2.
Entender os conceitos evolutivos para
explicar determinadas características dos seres vivos.
3. Apresentar
o criacionismo como uma das linhas de pensamento a respeito da origem das espécies.
Tema estruturador 6 – Origens e evolução da
vida.
Unidade 6.1 – Hipóteses sobre a origem da
vida e a vida primitiva.
Unidade 6.2 – Ideias evolucionistas e a
evolução biológica
Conteúdo Específico:
Origem da vida na
Terra – Teorias sobre a origem da vida;
Evolução dos seres
vivos;
Seleção natural e
adaptação;
Órgãos vestigiais.
Estratégia/Método de Ensino:
- 1ª aula:
Apresentação de
imagens de animais camuflados – os alunos irão descrever o que estão vendo e
escrever o porquê desses animais possuírem características de camuflagem;
Explicação dos
conceitos de seleção natural e adaptação para esclarecer o surgimento de seres
como os animais camuflados e apresentação de vídeo;
Apresentação da
afirmação: “É impossível que, por meio da evolução, tenha surgido uma coloração
tão semelhante a do ambiente. Essa é a prova da existência de um ser Criador
que planejou toda essa perfeição.” – debate e explicação da teoria
criacionista.
-2ª aula:
Leitura do texto
“As cicatrizes da evolução” – os alunos irão apresentar seu ponto de vista e
discutir o título do texto, listando quais são as cicatrizes apresentadas no
texto;
Leitura do artigo
“Apêndice é desnecessário, mas útil” – os alunos irão explorar vivências a
respeito do apêndice; o professor irá explicar sobre o apêndice (localização,
função) e abordar a apendicite;
Explicação sobre os
órgãos vestigiais;
Questionar os
alunos de que forma os exemplos apresentados no texto são contrários às ideias
criacionistas.
Recursos
Data-show, computador,
pincel para quadro branco, vídeo “Nós, os fantásticos seres vivos: uma breve
história sobre Evolução” disponível no Youtube, imagens do site do jornal
Estadão “Camuflagem ajuda animais a enganar predadores”, cópias da reportagem
“As cicatrizes da evolução” disponível no site da Veja, cópias da reportagem
“Apêndice é desnecessário, mas útil” disponível no site da Scientific American Brasil.
Avaliação
Avaliação escrita –
os alunos irão elaborar uma carta de resposta para o fictício advogado
americano João Felipe, autor da afirmação apresentada na primeira aula.
Será avaliado ao
longo da redação se os alunos conseguiram entender os conceitos de criacionismo
e evolução das espécies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário