domingo, 31 de março de 2013

O bom professor


Por Jéssica Oliveira
Graduanda em Ciências Biológicas



 Primeiramente, para ser um bom professor, deve-se ter, acima de tudo, vocação e disposição. Muitas pessoas acreditam que é uma profissão fácil, é só chegar e passar o que deve ser ensinado. No entanto, essa deveria ser a profissão mais disputada e de difícil acesso.
No Ensino Fundamental e ainda no Ensino Médio, é perceptível a facilidade com que os alunos encantam-se com os professores mais legais e, em alguns casos, chegam a ter admiração pelos mesmos; o professor, em alguns casos, chega a ser uma espécie de “ídolo”.
Um bom professor não é só aquele que está ali para passar os conteúdos para os alunos, mas, acima de tudo, deve ser um educador, vendo nos alunos uma esperança de um mundo melhor. Deve ensiná-los, cobrá-los e castigá-los quando necessário.
Como há professores que conseguem cativar a afeição dos alunos de uma maneira tão fácil? Primeiramente, este deve ser o professor que não é preso a didáticas, transformando suas aulas em algo “robótico”, mas deve ser aquele professor que, além de ter simpatia e carisma, tem a capacidade de transmitir o conteúdo da maneira mais fácil e sem causar o desespero nos seus alunos.
O Governo deveria investir muito mais nas universidades e, principalmente, nos cursos de licenciatura, pois, sabe-se que o professor só consegue transmitir aquilo que ele conhece. E como poderá ministrar aulas sobre conteúdos que muitas vezes passam batidos no curso? É claro que para ser um bom professor, primeiramente ele dever ter tido uma boa formação, mas, mesmo assim, depois de formado, deve sempre procurar novos conhecimentos para repassar.
A situação salarial dos professores no país, seja em qualquer nível de ensino, é precária e desestimuladora, mas não deve ser algo que afugenta os candidatos. Pode ser fácil falar já que é o dinheiro que move o mundo, mas o bom professor não se deve abater por esse motivo. O ideal seria que o Governo reajustasse os salários, visto que a educação é a base de tudo, mas em se tratando de um país em desenvolvimento, sabe-se que não é o que acontece. Por isso, os professores estão sempre nesse impasse com o Governo.

Enfim, o bom professor, é uma pessoa inteligente, porém, mais do que isso, ele é sábio. Deve ter sabedoria para enfrentar as situações de dificuldade que ocorrem nas salas de aulas. O bom professor deve ser motivado, alegre, interativo e, acima de tudo, persistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário